sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Cabanha Ponche Verde participa de evento da Associação Brasileira de Criadores de Charolês




A Cabanha Ponche verde através do Veterinário Jair Noriler e sua esposa Arlete, participaram do Encontro de Criadores de Charolês promovido pela Associação Brasileira em Santa Maria-RS. Na mesa redonda realizada no Hotel Continental, Jair informou sobre a nova ferramenta que a Cabanha Ponche Verde ( a primeira a utilizar no Charolês) vem utilizando na seleção e melhoramento do Charolês que é o uso de marcadores moleculares, Testes de DNA, que estão sendo feitos com objetivo de conhecer o perfil de cada animal e assim orientar a seleção. A ferramenta já largamente utilizada em outros países é o que mais moderno existe em seleção e melhoramento.
Noriler também participou da reciclagem para jurados, pois faz parte do colégio de jurados da Associação Brasileira. A Cabanha cumprimenta a Associação pela realização e deseja sucesso á nova diretoria que tem como presidente o dinâmico Médico Veterinário e criador Jamil Deud Junior.


sábado, 15 de março de 2008



Genética premiada
Expointer 2007


Terneiros filhos de linhagem
francesa gpd:1.830 kg/dia

Lote de matrizes mochas

sexta-feira, 14 de março de 2008

Frescal de cordeiro

Ingredientes
1 pernil de cordeiro
sal
alho
alecrim

Modo de preparo

Desosse um pernil de cordeiro como se fosse charque ou carne de sol.
Tempere com sal, alho e folhas de alecrim e deixe curar no sereno por duas noites. Pode colocar numa caixa com telas para proteger de moscas. Nunca deixe pegar sol.
Pode ser congelado por um mês, se não quiser utilizar em seguida.
Asse o frescal em forno pré-aquecido por aproximadamente 2 horas.
Sirva com batata doce caramelizada, arroz branco e salada de brócolis.
Acompanha vinho Merlot ou Malbec.

Paleta de cordeiro á Ponche Verde

Ingredientes

1 paleta de cordeiro Hampshire
1 pote de mostarda verde
Sal a gosto

Preparo
Coloque na grelha (de preferencia uma grelha argentina, com calhas) uma paleta de cordeiro.
Lembre-se que cordeiro é o animal com no máximo 6 meses. Prefira da raça Hampshire, pois tem carne com marmoreio e por isso é mais saborosa.
Aqueça por 5 minutos e salpique com sal grosso, a gosto.
Depois de 15 minutos pincele com mostarda. Repita por 2 ou 3 vezes.
Quando estiver assada, pincele novamente.
Sirva com arroz branco, rúcula e batata sautê.
Acompanha vinho Cabernet Sauvignon

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Hampshire Down: a melhor raça de corte na Ovinocultura


Hampshire Down : a melhor raça de corte
A Raça Hampshire Down teve como berço os Condados de Wilts, Hans, Dorset, no sul da Inglaterra. Seus ancestrais eram ovinos primitivos que pertenciam as raças Whiltshire e Berkshire Knots. No incio do século XIX foi introduzido nos rebanhos a Raça Southdown. A partir de 1845 a raça já direcionou o melhoramento para precocidade e qualidade da carne. Isso faz hoje que o Hampshire apresente a carne mais saborosa entre os ovinos, devido ao marmoreio equilibrado.
A Raça foi introduzida no Brasil através do Rio Grande do Sul a partir de 1932. As principais características da raça são: carne de qualidade, fertilidade, rusticidade e precocidade. É a raça indicada para produção de cordeiro precoce ou cordeiro mamão.
A criação de Hampshire Down na Cabanha Ponche Verde iniciou em 1985. Já nesse ano foi adquirdo um Carneiro PO, neto de um reprodutor Grande campeão do Royal Show de Londres, importado por criadores gaúchos. As matrizes foram adquiridas em Lagoa Vermelha-RS e em Lages-SC do criador Renato Ramos. Posteriormente foram utilizadas linhagens Canadenses e Americanas adquiridas do Paraná. Em 2002 a Cabanha importou da Nova Zelândia semên dos carneiros Teviotdale-60, Toropuke 5353 e Toropuke 5345. A produção desses carneiros rendeu inúmeros campeonatos á Cabanha Ponche Verde em Santa Catarina e no Paraná. Na Expointer de 2007 o reservado de Grande campeão de raça foi um filho de carneiro Neozelandes da Ponche Verde e apresentado pelo grande criador gaúcho Aldear Antonioli de Nova Prata-RS. Em 2008, Antoniolli adquiriu mais um produto da Ponche Verde, um filho de Teviotadale 60. Isso mostra que a Ponche Verde direcionou corretamente o seu melhoramento genético. Atualmente a Ponche Verde está comercializando filhos de Teviotdale-60, uns dos melhores carneiros da Nova Zelândia.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

A Raça Charolesa

A Raça Charolesa é originária da França. Antigos animais de tração de porte grande e forte foram selecionados para o corte resultando numa raça cosmopolita. Animais extremamente rústicos, pesados e precoces são altamente indicados para o cruzamento industrial com todas as raças zebuinas e também com raças européias como o Simental . São os bovinos preferidos pelos abatedouros e frigoríficos por produzirem carcaças pesadas, já que o custo de abate de um animal leve e um pesado é o mesmo.
A Cabanha Ponche Verde desenvolve um Programa de Melhoramento desde 1985, objetivando a produção de Charolês PO mocho com alta precocidade e alto rendimento de carcaça. Utilizou o cruzamento de linhagens francesas com mochos nacionais e atualmente utiliza nas matrizes semên de Raçadores Americanos e Ingleses buscando desenvolver também maior fertilidade e habilidade materna. Através de um banco de dados das matrizes são selecionados os melhores touros para imprimir os caracteres que se deseja. Os resultados tem sido promissores e os produtos filhos de reprodutores adquiridos na Ponche Verde por criadores da região de Campos Novos tem obtidos preços recordes nas feiras de terneiros da região. Outra meta da Ponche Verde é criar animais rústicos , com baixo custo para comercializa-los á preços acessíveis. Pudemos provar até agora que qualidade genética pode ser comercializada com baixo preço, desde que os custos com rações, medicamentos e outros sejam racionalizados.