domingo, 9 de outubro de 2011

Manejo de touros Charolês


Dicas de manejo de Touros da raça Charolesa

Para se ter um bom resultado no período de monta é necessário tomar algumas providências no mínimo uns 60 dias antes do período de cobertura. Não se deve deixar para adquirir touros e larga-los imediatamente no serviço. Um touro ja adaptado as condições da propriedade sempre irá produzir mais. Algumas providencias devem ser tomadas e algumas dicas são importantes:
1) Os touros devem estar no período de monta com um escore corporal entre 5,5 a 6,5 numa escala de 1 a 9. Se estiverem abaixo disso devem ser suplementados com uma ração com um nível de 18 % de proteina. Os touros mais jovens ou que tiverem desgaste devem ser suplementados no período de monta e pós monta. O ideal é fornecer de 1,5 a 2,0 % do peso vivo de ração. Ex um touro de 700 kg irá receber diariamente em torno 14 kg de ração. Minerais ricos em selênio devem ser fornecidos sempre.
2) Deve-se everminar e elimar ectoparasitos (carrapatos, bernes) antes da monta. Tambem deve-se verificar os cascos e os aprumos do touro. A verificacão dos testiculos por palpação é indispensável, sendo que o ideal é proceder o exame andrológico. Touros adultos devem ter uma circunferência escrotal acima de 30 cm.
3) A relação vaca/touro é de 4% , ou seja um touro para 25 vacas. No entanto podemos aumentar essa proporção se os touros tiverem de 3 a 5 anos que é o auge do vígor e tambem se possuirem circunferencia escrotal acima de 35 cm. O ideal é que a monta seja feita em piquetes pequenos para evitar grandes deslocamentos.
4) Nunca se deve colocar touros mochos e aspados e tambem touros jovens e adultos juntos. Os tourinhos devem ser colocados sómente com vacas na primeira cobertura. Com novilhas existe sempre o risco de fratura de pênis.
5) Deve-se revisar periódicamente a monta e observar o touro trabalhando e observar se não há retorno de cios.

Maiores informações poderão ser obtidas no Manual de Manejo de Touros na Associacão Brasileira de criadores de Charoles e-mail: charoles@charoles.org.br

Obs: O touro da foto é um reprodutor de 02 anos da Cabanha Ponche Verde de linhagem americana, mocho.