domingo, 15 de novembro de 2009

Expolages 2009 - Genética Ponche Verde

Expolages 2009 - Genética Ponche Verde vence novamente na maior Exposição da pecuária catarinense

Em outubro de 2009 a Cabanha Ponche Verde levantou mais um grande campeonato na Expolages, uma das maiores exposições de Santa Catarina com um borrego de apenas um ano, pesando 121 kg, de linhagem neozelandesa e argentina. Atuou como jurado do Hampshire o Médico Veterinário e renomado criador e atual presidente da Associação Brasileira de Hampshire, Wilson Beloc Barbosa. Aparece na foto (primeiro a esquerda ) o colega criador Frederico Jaeger Neto da Cabanha Caranegra de Ibirama, também cliente da Cabanha Ponche Verde e que vem desenvolvendo um excelente programa de melhoramento que, inclusive, foi premiado na Expointer 2009.
Na raça Crioula a Cabanha Ponche Verde tambem levantou o grande campeonato com carneiro Daponche 157 que apresentou o melhor velo e a melhor morfologia dentre os animais apresentados.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ponche Verde conquista grande campeonato da Expocentro 2009

Cabanha Ponche Verde conquista o grande campeonato de mochos na Expocentro 2009 com um filho de Lakanal e de uma vaca filha de Videz Amadeus. Ha que se destacar que os filhos de Lakanal com as matrizes mochas da Cabanha Ponche Verde tem sido destaque em todas as exposições e provas que participam.

O Moderno Charolês Mocho da Cabanha Ponche Verde

O Moderno Charolês Mocho da Cabanha Ponche Verde
Enquanto muitos reclamavam da crise da pecuária, a Cabanha Ponche Verde de forma obstinada investia em melhoramento genético na busca de desenvolvimento de linhagens mochas com alta fertilidade, facilidade de parto, precoces e de frame mediano.
Investindo em semên, embriões, técnicas de seleção e de acasalamento ( pioneira no uso de marcadores moleculares "Igenity"no Charolês) a Cabanha Ponche Verde considera que está próxima do que avalia ser o Charolês Mocho ideal para melhorar a pecuária da região em que está inserida. O trabalho de mais de 20 anos de melhoramento e seleção e muito investimento está tendo seu retorno, pois os clientes que adquirem nossos animais sempre retornam para fazer novas aquisições. Alguns já compram reprodutores há mais de 8 anos, utilizando linhagens diferentes. Isso obriga a cabanha a trabalhar com no mínimo quatro linhagens por ano. A cabanha já selecionou 60 matrizes mochas de primeira linha, mas mantem algumas aspadas para atender clientes que cultivam a tradição do laço e, por isso só compram reprodutores aspados. E na Ponche Verde, o cliente está em primeiro lugar, sempre !
Por isso tudo, vendemos rápido nossa produção do ano e as vezes sentimo-nos frustrados por não poder atender os criadores que procuram mais tarde e já vendemos toda a produção. Mas mesmo assim, não iremos ampliar a produção nos próximos dois anos, nossa meta ainda continua sendo priorizar QUALIDADE !

Filho de Daponche 07 é o Grande Campeão da Expointer 2009

Filho de Daponche 07 foi o Grande Campeão da Expointer 2009.
O box 0188 apresentado pelo consagrado criador Aldear A. Antoniolli da Cabanha Coqueiro de Nova Prata-RS já conquistou um premio de reservado campeão em 2008 e agora conquistou o grande campeonato. Daponche 07, um carneiro produzido pela Cabanha Ponche Verde é filho de Toropuke 5353 e foi vendido para a Cabanha Coqueiro há 3 anos e está deixando uma excelente produção em algumas cabanhas gaúchas. Outra cabanha que teve destaque na Expointer foi a Cabanha Caranegra de Ibirama que conquistou prêmios com filhas de linhagens adquiridas na Cabanha Ponche Verde como o Carneiro Daponche 51 e a ovelha Daponche 53. A Cabanha Caranegra comercializou uma fêmea por 10.000,00 (melhor preço da raça). Parabens aos nossos clientes, sentimo-nos felizes em contribuir com material genético que rende prêmios e lucros a quem adquire nossos produtos. Certamente animais de primeira linha, filhos e netos de Teviotdale 60 estarão na Expointer pelas Cabanhas Figueira de Farroupilha e Cabanha Emboscada de Santo Antonio da Patrulha.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Ponche Verde 202- Colosso é primeiro Charolês com DNA

Ponche Verde 202 - Colosso é o primeiro Charolês com DNA

Ponche Verde nascido 202- Colosso nascido em 8 de agosto de 2007 é o primeiro reprodutor da Raça Charolesa do país a ser avaliado através de DNA. Em novembro de 2008 a Igenity fez avaliação dos primeiros animais da Cabanha Ponche Verde. Colosso é mocho (com batoques extirpados) heterozigoto, filho do touro LAKANAL da França e da vaca Ponche Verde 022 Yansã pesou 502 kg ao completar um ano. Obteve os seguintes escores na avaliação por marcadores moleculares: maciez da carne: 6; Peso de carcaça: 6; Área de Olho de lombo: 5; Marmoreio: 6; Cortes comerciais brasileiros: 6; Quality grade(cortes exportação): 6; Docilidade: 5; Fertilidade das novilhas: 7; Facilidade de parto: 4; Longevidade: 6. Colosso é, sem dúvida, um touro acima da média da raça e prova que a seleção e melhoramento genético da Cabanha Ponche Verde segue os melhores padrões e através da nova ferramenta oferecida pela Igenity, os marcadores moleculares, a seleção será feita em bases cada vez mais avançadas. A busca por uma genética que ofereça ao mesmo tempo fertilidade, terneiros com acabamento rápido e com carne de alta qualidade ( com marmoreio e maciez ) e ainda elevado peso de carcaça está sendo conseguida.Em 2010 todos os reprodutores serão comercializados pela Cabanha Ponche Verde já com testes de DNA. Com isso a Ponche Verde será a Cabanha brasileira que oferecerá a melhor garantia aos seus compradores.